main_foto
Cuidar da Terra, Cuidar das Pessoas e Partilhar Excedentes.

O conceito da Casa Vale da Lama Eco Resort começa com as éticas que guiam o trabalho da sua comunidade de colaboradores e mistura-se com a vida na quinta que o rodeia, onde se criam experiências de aprendizagem que inspiram modos de vida com impacto ambiental reduzido focados na simplicidade, saúde e bem-estar.

Observar e interagir, utilizar e valorizar serviços e recursos renováveis, não produzir desperdício, captar e armazenar energia, são alguns dos princípios que definem as escolhas desta Casa.

A sustentabilidade vem desde a construção e materiais utilizados, aos produtos de higiene e limpeza. É uma casa de energia solar passiva, o que significa que a temperatura ambiente e o aquecimento da água são regulados por energia solar, complementada por combustão de biomassa e/ou gás natural, especialmente nos dias frios de radiação solar insuficiente.

A temperatura dos quartos é assim controlada por exposição solar através das persianas, não dispondo por isso de ar condicionado.

A eletricidade é, em parte, gerada através de painéis fotovoltaicos e a outra parte fornecida pela rede pública. O tratamento de águas é feito por plantas num sistema de fossa séptica local, sendo que o edifício capta toda a água das chuvas para reutilizar na rega dos jardins.

Ouvem-se pássaros que cantam passando em várias direções, o som do vento sopra entre a copa da alfarrobeira que dá sombra ao jardim junto à piscina.

À distância, ruído de movimentos de carros e pessoas que não chegam nem perto daqui. Passa o comboio em linha reta como se acompanhasse a Ria. Ao fundo, o mar…

Relaxar durante as horas de calor ou nos dias mais frios de Inverno.

O salão principal tem WI-FI gratuito e uma pequena biblioteca recheada de uma variedade de livros sobre Sustentabilidade e Desenvolvimento Pessoal que serve também para relaxar durante as horas de calor ou nos dias mais frios de Inverno.

Existe uma zona exterior especialmente dedicada ao lazer com uma piscina tratada por um processo de salinização onde pode aproveitar o sol ou ler um bom livro e a esplanada do Sweet Spot Café, um espaço dedicado à alimentação natural, onde se podem sentir aromas que nos chegam dos jardins de ervas aromáticas circundantes que fornecem a cozinha e representam uma importante zona de implementação dos princípios da Permacultura.

As crianças podem entreter-se nos espaços interiores com jogos simples ou usufruir da liberdade de brincar ao ar livre e explorar a Quinta através de várias atividades diárias.