aquintamain
A Quinta do Vale da Lama acolhe todos os que desejam inspirar-se com a simplicidade da Natureza.

No extremo nascente do Município de Lagos, onde a linha de comboio cruza a Ria do Alvor, situa-se, na sua margem, a Quinta do Vale da Lama. Entre as montanhas da Serra de Monchique, o Oceano Atlântico e as manchas urbanas de Lagos e Portimão, a Quinta abrange 43 hectares de grande diversidade paisagística. Os seus terrenos têm história agrícola e de pastoreio, sendo abrangidos pela Rede Natura 2000, Rede Agrícola Nacional (RAN) e Rede Ecológica Nacional (REN). Aqui se herdam campos de laranjeiras, oliveiras, amendoeiras, alfarrobeiras, figueiras e alguns núcleos construídos que inspiram o crescimento de ecossistemas abundantes.

É um espaço onde a regeneração e a sustentabilidade encontram a sua expressão em infinitas possibilidades. Baseado nos princípios da Permacultura, irá encontrar várias formas de cultivo de alimentos, fruto do trabalho com a biodiversidade de plantas e animais e do processo de desenho da quinta que tem vindo a criar uma paisagem mais resiliente.

É nossa intenção estabelecer e manter sistemas permanentes que tragam abundância a esta e às futuras gerações.

Poderá participar nas colheitas e transformação de produtos que irão ser guardados para o Inverno ou disponibilizados para venda na Lojinha da Quinta.

Pode usufruir de refeições biológicas com ingredientes mediterrânicos e de proveniência ética, sobremesas saudáveis para todos os gostos e refrescantes sumos de frutas da estação.

Ao longo do ano organizam-se retiros, eventos, cursos, workshops e atividades artesanais que pretendem capacitar um público intergeracional na construção de um futuro mais autónomo e de abundância.

Todas as atividades propostas são fruto da sinergia entre duas entidades – a IPSS Projecto Novas Descobertas e o Agroturismo Vale da Lama – Serviços de Gestão Hoteleira e Turística lda.

As receitas serão reinvestidas no projecto, pelo que ao escolher os nossos serviços estará a contribuir para o desenvolvimento do mesmo.

Quinta do Vale da Lama – Pontos de Interesse Ecológico